Publicação em destaque

quarta-feira, 1 de junho de 2022

Desenvolver a Resiliência...

O que é resiliência?

O termo resiliência originalmente é um conceito da física e se refere à propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica.

A psicologia adotou este termo para se referir à capacidade que as pessoas têm de se adaptarem às dificuldades, traumas, ameaças, tragédias ou fontes de stress.

Tais como problemas familiares e de relacionamentos, problemas relacionados à saúde, ou variados tipos de stressores financeiros, ou profissionais: significa restauro.

No entanto, ser resiliente não significa que não se tenha de lidar com emoções negativas tais como a raiva, medo, angústia ou tristeza. A dor e a tristeza emocional são comuns em pessoas que sofreram grandes adversidades ou traumas na vida. É muito provável que o caminho da resiliência envolva considerável sofrimento emocional, equivalente ao seu crescimento pessoal.

 

O mais importante é que a resiliência não é uma característica determinante, ou seja, que as pessoas tenham ou não:a capacidade de resiliência, envolve comportamentos, pensamentos e ações que podem ser apreendidas, treinadas e desenvolvidas por qualquer pessoa.

 

Pessoas resilientes estão mais aptas para confiar em si mesmas, nas suas capacidades de conduzir e enfrentar os desafios que a vida impõe. Sendo assim, os indivíduos mais resilientes tendem a ser mais proativos e estão mais capacitados a trabalharem mais arduamente para evitar que certos problemas ocorram.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Coloca aqui as tuas questões...