Publicação em destaque

sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

Modelo de Coaching (Ideal)



 

O modelo de coaching ideal terá como base e ponto de partida: o autoconhecimento e desenvolvimento do próprio cliente em paralelo definem-se objetivos, tendo em consideração os hábitos e mudanças necessárias para o processo ocorrer.

Após a tomada de consciência e decisões predefinidas, avança-se para a criação do plano estratégico de ação. Consoante cada meta estabelecida: é importante celebrar cada conquista.

Não há sucesso sem reconhecimento do mesmo. 

O melhor feedback sobre se um cliente gostou ou achou útil a sessão, é quando, este, regressa para a sessão seguinte, dando o seu feedback com a sua autorreflexão.

Tal como refiro tantas vezes aos meus clientes: o maior trabalho e progresso das sessões de coaching, é entre as sessões. É neste período de tempo que ocorrem os insights sobre o que foi trabalhado e retido no inconsciente durante a sessão anterior.

Como é que podemos sabe se o coaching funciona ou se o processo está a correr bem?

Quando há uma resposta ao nível emocional: positivo e se este gerou mudança, também ela positiva.

E se a resposta for negativa?

Também não é alarmante, já que houve a necessidade de partilha entre Coach e cliente: a relação de confiança está lá, ela foi construída para este propósito, também.

O progresso não acorre sem obstáculos ou objeções. Para uns, o entendimento e a mudança acontecem de forma mais intuitiva ou natural, para outros, há maior necessidade de assimilação de informação nova, por exemplo.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Coloca aqui as tuas questões...