Publicação em destaque

terça-feira, 20 de agosto de 2024

Formação Pedagógica sobre Emoções


Como formadora pedagógica, sinto que tenho uma missão de honrar o ensino.

Não é pelo ego que o faço mas pela necessidade de partilhar.

No entanto também aprendo e reaprendo com cada edição e formandos que se dedicam integralmente e com a mente disposta a frequentar o meu curso.

Este é o resultado.

"Reflexão : narrativa pedagógica

Esta formação abordou questões e temas no quais devia (eu e todos) reflectir com frequência, dada a sua elevada importância ao nível do meu desenvolvimento pessoal e profissional. O objetivo que me levou a inscrever "ficou logo" na primeira aula quando percebi que antes de colaborar para o Todo onde trabalho tenho de cuidar do "Eu". Sinceramente percebi que essa entidade, o "Eu" havia ficado algures aqui pelo meio de algo, escondido algures... portanto tive de o resgatar.

Sei que este está apenas a ser o início deste caminho muito importante e julgo que foi precisamente por isso que aconteceu agora.

Preciso e já defini, que após a conclusão deste curso, farei uma reflexão sobre os seus conteúdos e tendo em conta todas as aprendizagens traçar as minhas metas para este ano letivo, onde todos os aspetos que me compõem sejam salvaguardados e devidamente cuidados. 

Procurarei referir hoje o que tentarei priorizar porem, após a referida reflexão a ordem poderá ser alterada ou poderão surgir aspetos que neste momento não estou a equacionar.

Acho que a primeira alteração profissional é manter e não desfocar dos meus objetivos e sobretudo da minha pessoa. Tenho de ter no meu planeamento o tempo onde estou comigo e me organizo interiormente.

Devo fazer uma gestão mais atenta da prioridade que atribuo a cada situação e da quantidade de tarefas que aceito como responsabilidade.

Devo estar desperta ao feedback, de forma natural e integrada, em vez de formular a minha ideia sobre o percurso que estou a fazer, correndo o serio risco de não estar correta. Devo ouvir o que vai sendo dito e fazendo os ajustes necessários, indo ao encontro de uma tarefa bem realizada a par de fortalecer as minhas competências.

No meu dia-a -dia espero agora ter mais sensibilidade e disponibilidade para identificar as minhas emoções. Estou hoje mais ciente que este reconhecimento será positivo para a melhor gestão dos meus recursos pessoais.

 Percebi também a importância que tem a reflexão sobre o nosso “Eu", a importância que tem o autoconhecimento, para todo o treino que diariamente devemos pôr em prática. A importância da forma como nos falamos e nos tratamos quando analisamos “os nossos” aspetos, condicionam imenso a conclusão que iremos tirar desse pensamento.

Profissionalmente desejo estar mais atenta pois estou hoje mais disponível e conhecedora da importância da forma como comunico e o quanto é importante escutar para poder tomar boas decisões e conclusões. Sei que este é apenas o início deste caminho e que terei de prosseguir com este grande investimento...e quero faze-lo!

Julgo que estarei também, neste momento, com outra visão sobre como se sente/identifica, como se “alimenta” e reflete a nossa motivação. Até então colocava muito o foco e responsabilidade no exterior e criei alguma dependência do feedback para a minha realização.

Pessoalmente gostei muito de aprender mais sobre o plano de acção, que considero a técnica com a qual mais me revejo, tendo em conta o meu nível de organização e controlo sobre as situações.

Apesar de ter noção que, neste texto, não abordei todos os itens que me transmitiram e que me iniciaram nessa transformação, pretendo terminar partilhando que “não acabo como comecei”. A forma como são abordados e encadeados os temas “abrem gavetas” e “obrigam” a olhar para nós de forma mais precisa...que eu não estou habituada a fazer.

Fico com a noção de estar hoje mais disponível, atenta, conhecedora e curiosa para viver.


Muito obrigada."

Ana Matos 

https://www.evolui.com/curso-online/inteligencia-e-gestao-emocional

Sem comentários:

Enviar um comentário

Coloca aqui as tuas questões...