Algo acontece... Uma situação para gerir!
Surgem os primeiros pensamentos automáticos, distorcidos, negativos, incapacitantes se eventualmente houver uma ou mais crenças bloqueadoras.
1. Intervir cognitivamente (consciência plena): desafiar a substituir a crença ou pensamento limitante por pensamento positivo. Alternativas racionais adequadas à situação existem e podem ser trabalhadas
2. Tomar consciência que há medida que cada pensamento ocorre, também há uma influencia emocional agregada a esse sentimento. Se porventura o medo surgir primeiro: poderá ser irracional. Esta gestão deve ocorrer ao nível do pensamento novamente: o que estou a sentir? O que pode correr mal? O que tenho a perder? E se experimentar o que acontecer?
3. Depois da tomada de consciência emocional, ocorre a tomada de decisão. O que vou fazer? Os comportamentos podem ser passivos, agressivos, assertivos, manipuladores. Esta gestão ocorre no primeiro passo. O que ganho/perco se me comportar desta maneira? Ocorrem também reações não controláveis como gestos impulsivos, expressões reativas, entre outras pequenas expressões ou trejeitos faciais. Não se controlam estes últimos.
Toda a tomada de decisão passará à ação: influenciando a situação e gerando todo um novo ciclo com o mesmo processo, até terminar.
Nalguns casos, os pensamentos disfuncionais podem ter origem em situações ou experiências do passado. Mas nem sempre se conseguem encontrar estas origens.
Com o Coaching com PNL o coachee aprende a:
- Identificar e mudar a sua forma incapacitante de pensar;
- Identificar e gerir as emoções que esses pensamentos provocam;
- Identificar e modificar os comportamentos que são tomados como consequência desses pensamentos e emoções;
- Utilizar formas alternativas, mais funcionais, de pensar e se comportar diante das situações;
- Reestruturar crenças limitantes;
- Solucionar problemas usando a criatividade;
- Construir estratégias de tomada de ação;
- Gerir situações de conflito.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Coloca aqui as tuas questões...